Dicas

Queridos amigos!!


Achei essa dica muito bacana que vi no site 
http://www.livrosdajoaninha.com/ e quero compartilhar com vocês. Espero que gostem!!

Dica - Como limpar e afiar suas tesouras


Aqui no ateliê as tesouras são separadas por uso. Tenho para
 corte de papel, corte de tecido e uso geral. O fato de usá-las sempre 
para os mesmos  materiais aumenta em muito a vida útil da lâmina
 das tesouras,  mas as tesouras para uso geral acabam ficando sujas 
de cola quando  corto fita dupla face e isso compromete muito o corte.

Para limpá-las a deixá-las afiadas novamente é só umedecer 
um algodão na acetona e passar nas lâminas. 
Pronto!! Tesouras novinhas como se tivessem saído da loja.
______________
Esta postagem foi publicada no outro blog (www.clubedajoaninha.com) pertecente a autora desta postagem.http://www.livrosdajoaninha.com/


Bem, já falei da Base de Corte, dos papéis e agora vou mostrar algumas ferramentas que (pelo menos eu acho) são indispensáveis para fazer um trabalho legal, principalmente quem faz peças em série (onde já se viu Artesanato em série, rs). Claro que tudo na vida é improviso quando não dispomos de recursos e não vai ser por não termos as ferramentas que não vamos criar, mas....
Vão a seguir algumas indicações:
O Cortador Circular

e a Tesoura 

Ambos são muito bons, mas quem só tiver a tesoura pode muito bem trabalhar. Eles servem para cortar o tecido. A vantagem do Cortador Circular é que você tendo uma régua(que deve ser de metal) você corta o tecido de uma vez só e bem "retinho", com a tesoura você precisa ter uma mão muito boa para cortar reto.

A régua de metal pode ser de 30 cm, eu preferi uma de 60 cm, pois há peças maiores que teremos que cortar.

Cola Branca Extra


Rolinho
Pincel chato 14



Outro material que utilizamos muito é a Cola que deve ser branca e extra. As marcas podem ser Cascorez ou Amazonas e deve ser passada com pincel e rolinho. O pincel é melhor para espalhar a cola e o rolinho para uniformizar. 


  • DICA ao terminar de usar ambos, colocar sempre de molho na água. A durabilidade será muito maior!!!!
Outra ferramenta importantíssima é o estilete para cortar os papéis, ele é super prático.e corta muito bem  os papelões mais grossos, é só ter paciência e técnica (riscar com régua e depois só com o estilete ir riscando até cortar toda a espessura dele). Eu prefiro o mais largo. Também tenho um mais fino para trabalhos mais delicados.

Há um kit de réguas para cartonagem que facilitam muito o trabalho, pois com elas vocês fazem os cantos para um melhor acabamento e medem os espaços entre as peças de papelão.


Como eu iniciei agora a me dedicar à Cartonagem, eu decidi dar algumas dicas aos meus colegas Artesões que estão inciando também e não sabem por onde começar. Deixo claro que aprendi muito com vídeos, cursos e muita leitura, além dos grupos do Facebook. Não sou expert, longe disso, mas já deu para saber algumas coisas.
Acho que a primeira dica é que ao comprar Kits o melhor é deixá-los como guias, pois encarecem seu produto final, então guarde-os como gabaritos para suas peças.
Outra dica é que ao fazer muitas peças, você tem que facilitar sua vida bolando gabaritos para tudo. Esse negócio de ficar medindo peça por peça com a régua não dá....
Bem....para começar vocês têm que ter o material básico, senão não dá, não é?
Então eu vou trazer uma série de informações do material mínimo que vocês vão precisar.
Fundamentalmente o primeiro item é :

A base para corte pode ser do tamanho que você e seu orçamento permitirem, mas é fundamental para seu trabalho. Ela vai permitir que você corte o papelão, o papel e os tecidos sem riscar sua mesa de trabalho e ela ficará intata, além de possuir régua que ajuda muito no direcionamento e precisão do corte.
Bem amanhã continuo com mais dicas de ferramentas e equipamentos para o trabalho com a Cartonagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário