Notícias

Li no site "Portal do Artesanato"  as Ultimas Tendências de Artesanato e achei legal compartilhar com  vocês. Principalmente para quem está começando e não consegue definir qual seu Público Alvo e os Nichos de Mercado mais atraentes e lucrativos.


Últimas tendências de artesanato


No mundo da artes manuais, novos materiais e técnicas surgem a toda hora. E, assim como em qualquer área, é fundamental acompanhar de perto o sobe e desce do mercado. Confira as dicas de nossos colaboradores experts e descubra o caminho do ouro! 

Por Larissa Ambraska Depoli l Fotos Divulgação

Quais são as peças mais vendidas e as técnicas mais utilizadas em diferentes tipos de materiais? Para responder a essas perguntas, nada melhor que conversar com quem é referência no artesanato, atua tanto nos bastidores como diretamente com o público, cria e recria tendências.
Pensando nisso, elaboramos um questionário básico e solicitamos a colaboração de Marcelo Darghan, Lu Areias, Nani Dalanezi, Fabiane Guimarães, Elizandra Carvalho, Hélvio Mendonça, Julia Passarani, Juliana Mansur, entre outros artesãos e artistas plásticos que fazem verdadeiras maravilhas em biscuit, madeira, tecido, mosaico e scrapbooking. A pesquisa, que não possui embasamento técnico, contou com a participação de 33 grandes profissionais para que o resultado pudesse ser o mais fiel possível à realidade.

Para quem busca ampliar as vendas, a pesquisa é um prato cheio, pois oferece dicas preciosas sobre as novidades do artesanato que o público mais procura. O ranking de cada técnica foi baseado nas peças mais vendidas e procuradas nos últimso meses, como porta-joias com detalhes delicados de découpage, toalhas de banho bordadas e personalizadas e topos de bolo, que são os grandes destaques. Veja algumas peças evidenciadas nesta matéria! 

E está em dúvida por qual técnica começar? Patchwork, pintura country e porcelanizada são novas e antigas tendências que estão com tudo! Aposte nessas técnicas e faça peças lindíssimas em madeira e tecido. O segredo é deixar a criatividade e a inspiração tomarem conta de você! Afinal, tudo o que é feito com carinho sempre abre portas para novas oportunidades. 

Vendas – biscuit
1º Lembrancinhas

2º Topo de bolos
3º Enfeites
4º Quadro de porta de maternidade
5º Potes decorados





Vendas – madeira
1º Caixas

2º Porta-bijuterias
3º Bandejas
4º Porta-chaves
5º Porta-guardanapos e porta-panetone


Vendas – mosaico
1º Mesas

2º Espelhos
3º Porta-retratos
4º Baú de brinquedos
5º Número de casa 



Vendas – tecido1º Toalhas
2º Panos de copa
3º Jogo de cama
4º Fraldas decoradas e bolsas
5º Caminhos de mesas


Ranking das técnicas mais utilizadas:
1º Pintura country

2º Pintura porcelanizada
3º Patchwork e découpage
4º Outras técnicas (scrapbooking, arte francesa e mosaico) 


http://www.portaldeartesanato.com.br/noticias/493/Ultimas+tendencias+de+artesanato


Comissão aprova regulamentação do ofício de artesão


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o reconhecimento da profissão de artesão. O projeto do Senado também estabelece que deverá haver políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento do setor. A comissão acolheu o parecer do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).


Agência Câmara
Deputado Daniel Almeida, relator do projeto: atividade tem impacto na economia local.Deputado Daniel Almeida, relator do projeto: atividade tem impacto na economia local.
A proposta considera artesão toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual de forma individual, associada ou cooperativada.

Segundo Daniel Almeida, a regulamentação da profissão beneficia não só os profissionais, mas também incrementa a economia local. “Isso tem um impacto muito expressivo na vida econômica de muitas comunidades. Cadastrar isso, fazer o reconhecimento, criar condições favoráveis para a produção e comercialização do artesanato é algo de grande significado para a atividade econômica”, disse.

Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts), Isabel Gonçalves, ressalta que a aprovação do projeto vai dar dignidade aos cerca de 10 milhões de profissionais espalhados por todo o país.

"Muitos dizem que é uma atividade que pode ser enquadrada como empreendedor. Porém, empreendedor tem atividades diversas e nós produzimos cultura, nós produzimos a história de um povo. Então, regulamentar a profissão de artesão significa dar dignidade aos trabalhadores que produzem a cultura do nosso país, através de suas mãos", afirmou.

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o artesanato são de 2006. De acordo com o levantamento, o bordado é a atividade mais presente nos municípios do País, sendo encontrada em 75% deles. Em seguida aparecem atividades com madeira, artesanato com barro e com material reciclável. O artesanato de material reciclável foi o que apresentou maior crescimento na época da pesquisa.

TramitaçãoA proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

http://www.vermelho.org.br/noticia/241467-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário